Foge!

“O subconsciente ordenou: ‘Foge! Foge!’ e a criança que era incapaz de fugir fisicamente desenvolveu a capacidade de fugir psicologicamente.

Para o adulto que aquela criança um dia se tornou, o comando ‘Foge!’ ainda existe não só em relação ao perigo, mas também em relação a praticamente qualquer desconforto físico ou emocional.”(Williamson, Marianne. 2011, p. 150)

Sei o quanto é desafiador olhar para nossa vida como o adulto que somos e constatar que comandos, crenças, pensamentos, reações, muitas vezes não são escolhas conscientes dessa fase atual e sim uma programação mental que se repete.

Sua fuga pode ter muitos formatos, pode se expressar na comida em excesso, na reação à intimidade, inclusive intimidade sexual, no excesso de trabalho, na desconexão com seu corpo e com suas emoções.

A Marianne Williamson sugere que você escreva a sua própria história, detalhando onde coisas que deram certo e onde as coisas deram errado. Ela diz: “Ao escrever sua história, você virá a compreendê-la de forma mais completa. E ao obter essa compreensão abrangente, você irá emergir da escuridão de seu cativeiro subconsciente enxergando os medos que nasceram em um passado distante.”

O maior objetivo é acessar memórias que ainda provocam dor. Muitas experiências necessitam de compreensão, percepção e análise do que houve e ainda existe em você.

Gosto muito de exercícios que demandam a escrita. Mas, preciso fazer uma ressalva, esse exercício apesar de simples pode evocar muitas situações alegres, difíceis, dolorosas e divertidas. Para mim, somos uma caixinha e é sempre uma surpresa abrir. Portanto, se ficar muito complicado respeite seu tempo e procure ajuda.

Poliana Mota.
Psicóloga e psicoterapeuta.

Sugestões de leitura

Posts recentes

Menu
Enviar
1
Agende sua consulta!
Olá!
Vamos agendar seu atendimento ?