Autoconhecimento é perigoso? Me diz você? O que sente quando eu te questiono isso?
Sei que já iniciou uma jornada interna e já tomou consciência de muita coisa. Mas, será que não existe uma voz que ainda te diz: “Émelhor parar por aqui…” “Você já descobriu muita coisa, não sei o que virá depois.”
Muitas pessoas escutam essa voz lá no início da busca, e por não questionarem esse comando, aceitam e param a caminhada ainda no primeiro passo. Outras começam e são convencidas que não seguir é a melhor opção. E algumas insistem e seguem com e apesar de ouvir essa voz insistente que deseja proteger dando como alternativa o conhecido, por mais que isso provoque dor.
Em em estágio você está?
Quem me conhece sabe que eu sempre falo para ter curiosidade por saber mais sobre o que realmente existe dentro de você. É encantador descobrir, acessar e ressignificar experiências que marcaram. Mais lindo ainda é perceber o brilho que surge quando você gentilmente faz as pazes com sua história e segue de mãos dadas com todas as suas versões, reconhecendo que sem elas você não estaria onde está.
Me diz: Autoconhecimento é perigoso para você?
Ressalto que quando fazemos essa travessia acompanhado com um profissional, ou alguém que nos acolhe sem julgar ou direcionar, nosso trajeto fica mais fácil e mais leve de seguir.
Poliana Mota.
Psicóloga e psicoterapeuta.










