“O conflito surge quando você espera que o mundo seja de determinada forma e descobre que ele não será como deseja, ou como era, ou, ainda pior, como insiste que ele seja. O conflito desaparece quando você vê a realidade exatamente como ela é e deixa de se afligir simplesmente porque o mundo gira da maneira que todos conhecem.” (Wayne W. Dyer)
Como esse conflito é percebido nas dinâmicas familiares. A constelação familiar é como se fosse uma fotografia do que está acontecendo de forma oculta no sistema familiar da pessoa que decide constelar. Às vezes, a mente conta histórias que justificam e até comprovam teoricamente as dores que se apresentam. E quando os fenômenos se mostram, a verdade normalmente surpreende.
As dinâmicas que estão provocando desordem estão no nível inconsciente. E quando é revelada é possível perceber como interpretar os fatos, limita a percepção do todo. Muitas histórias são baseadas na resistência de aceitar fatos reais. É como se existisse um desejo de que aquelas situações difíceis da família, não tivessem acontecido. Isso impede que um movimento aconteça.
Como é a sua relação com a realidade? Quando ela se apresenta como você reage?
Poliana Mota.
Psicóloga e psicoterapeuta.