Já falei sobre a projeção, um mecanismo em que você atribui ao outro características, sentimentos, comportamentos e pensamentos que são incômodos e desconfortáveis para você. Esse funcionamento acontece na maioria das vezes de forma inconsciente. Ou seja, você projeta fora de você conteúdos que são seus e acontecem dentro de você.
Com esse breve esclarecimento podemos investigar se o questionamento que fiz sobre a irritação que surge na relação com a colega é algo seu, e essa colega está servindo de recurso para que veja o que ainda está sendo manifestado de forma inconsciente.
Outra possibilidade é analisar essa irritação de forma sistêmica. Será que essa colega está representando algum membro da sua família?
Olhe para essa colega e investigue exatamente o que te irrita e se ela te lembra alguém do seu sistema familiar, esse é o objetivo.
O que você vai fazer com isso? A consciência é poderosa, conflitos surgem porque reagimos sem perceber o que está por trás do problema. O que está alimentando aquela dinâmica. Quando você descobre, algo se transforma.
Poliana Mota.
Psicóloga, psicoterapeuta humanista
e Consteladora Familiar Sistêmica.