Aceite a sua natureza humana imperfeita!

“Ser humano é ter defeitos e imperfeições. Todos nós cometemos erros, às vezes magoamos as pessoas que nos são mais próximas, e às vezes nos comportamos muito mal. No entanto, essa simples verdade parece-nos muito difícil de aceitar.

Quando me conscientizo de que magoei minha filha por causa de um diálogo descuidado, eu me encolho por dentro, como que tentando me defender da dor que é parte inevitável da consciência de meus atos. Temos uma relutância ainda maior em aceitar as mensagens sobre os nossos defeitos vindas outras pessoas. Imediatamente erguemos defesas, como se estivéssemos sendo fisicamente atacados. Na verdade, a reação fisiológica de defesa lutar/fugir, adequada a situações nas quais existe uma ameaça imediata de dano corporal direto, é usada para proteger a auto-imagem idealizada, que precisa ter a aparência de certa e boa, e não de errada e má. Esquivamo-nos de encarar nossos erros e defeitos porque eles são uma parte dolorosa, embora inevitável, de quem somos. Somente quando contenho o perfeccionismo é que consigo sentir a simples tristeza de ter magoado minha filha. Respiro profundamente, afrouxo as defesas automáticas e sinto a simples dor. Somente assim consigo perdoar. Atinjo um nível mais profundo de autoaceitação.” (Susan Thesenga)

Sei que dá medo. Sei que assusta. Sei que seria melhor não ver… Mas, você já está tomando essa decisão há algum tempo. Chegou a hora de começar a fazer diferente. Não dá para se tratar de uma forma agressiva e impositiva. Vamos dando um passo de cada vez, com muita gentileza e amorosidade. Com muito cuidado e paciência. Vamos juntas olhar para o que não dá mais para ser negado. Existem partes suas que contam histórias que você ainda desconhece. Vamos ouvir? Vamos acolher? Vamos dar aos poucos um lugar?

Poliana Mota.
Psicóloga e psicoterapeuta.

Sugestões de leitura

Posts recentes

Menu
Enviar
1
Agende sua consulta!
Olá!
Vamos agendar seu atendimento ?