Aprender e errar…

Disposição para aprender exige liberdade para errar.

Quando você vai iniciar um novo projeto você se apoia?

Começar uma dieta… Fazer uma atividade física diferente… Mudar de cidade… Terminar uma relação… Começar algo completamente diferente do que está acostumada.

Na maioria das vezes as pessoas esquecem que para aprender novas habilidades é necessário ter disposição para não ser perfeita.

No padrão da codependência emocional, muitas dinâmicas se apresentam, e uma delas é a fuga de qualquer emoção que provoque desconforto. Anestesiar os sentimentos é uma estratégia que se torna comum.
Para não acessar nada que ela considera ruim ou desconfortável, ela se mantém onde não mais gostaria de estar.

Lembre de quando era uma menina, como você não se cobrava andar sem cair, sem sair da linha reta, sem chorar porque se machucou na aventura que estava vivendo.

Quando algo novo está surgindo na sua vida, apesar de ser uma mulher com experiências em muitas coisas, talvez nessa nova que se apresenta, ainda seja como aquela menina. E aquela menina precisa de apoio, acolhimento, presença, atenção, ela precisa de liberdade para aprender no seu tempo. E você pode ser essa pessoa para ela. Como?

Parando de exigir perfeição. A Louise Hay sugere uma frase: “Eu me amo e me aprovo.” Aprove-se! Aceite que o erro faz parte do aprendizado, e se possível diga um “Sim”, para as emoções que surgirem.

Nem sempre é tão fácil, cada pessoa caminha de uma forma diferente e assim as descobertas são singulares. Se precisar de ajuda, conte comigo!

Poliana Mota.
Psicóloga, psicoterapeuta Humanista
e Consteladora Familiar Sistêmica.

Sugestões de leitura

Posts recentes

Menu
Enviar
1
Agende sua consulta!
Olá!
Vamos agendar seu atendimento ?