Lembre-se de que o primeiro elemento de toda mudança é a conscientização. Faça uma autoanálise, conscientize-se, observe os seus pensamentos, os seus medos, as suas crenças, os seus hábitos, as suas atitudes e a sua inação. Coloque-se sob a lente de um microscópio. Estude-se. ( T. Harv Eker)
Tenho olhado mais profundamente para minha necessidade de segurança emocional. Valorizar, identificar e perceber como ela age em mim tem sido bem interessante.
A parte que mais me toma nesse momento, é reaprender o significado que dei para essa necessidade.
Alinhar os pensamentos e os padrões de comportamento com o conhecimento que estou acessando, tem sido um desafio também.
Para que isso aconteça o primeiro passo é duvidar do que minha mente conta. Do que ela entende como segurança. E das estratégias que ela utiliza para que eu permaneça “bem”. Estamos falando sobre o passado, muitas interpretações condicionadas e que provocam sofrimento, por incrível que pareça, pode te deixar confortável simplesmente por trazer “segurança”, por ser conhecido.
E hoje o objetivo é questionar: Será? Escolha gentilmente perceber a verdade dessa situação. Observe os pontos que provocam incômodo e investigue se a certeza que se apresenta é realmente a história completa ou um fragmento dela. Parafraseando T. Harv Eker, Estude-se!
Poliana Mota.
Psicóloga e psicoterapeuta.