“Sentir-se grato o tempo todo não é fácil. Mas é justamente quando você se sente menos grato que mais precisa daquilo que a gratidão pode lhe dar: perspectiva. A gratidão pode mudar qualquer situação. Ela altera suas vibrações, transformando sua energia negativa em positiva. É a maneira mais fácil, mais rápida e mais poderosa de causar mudanças em sua vida – se sei de alguma coisa de verdade, é isso.
Eis o maior beneficio da gratidão: para senti-la, você precisa deixar o ego de lado. O que surge no lugar dele são uma compaixão e uma compreensão maiores. Em vez de se sentir frustrado, você escolhe a gratidão. E quanto mais grato se torna, mais motivos tem para sentir gratidão.” ( Oprah Winfrey).
Com o aprendizado da constelação familiar noto que concordar e aceitar com tudo que houve na nossa história é o caminho que nos conduz para postura de adulto diante da vida. Saímos da cobrança, da dependência, e da busca por reconhecimento. Que por mais que você seja reconhecido, nunca é o suficiente para suprir esse reservatório da carência que a criança ferida sente.
Hoje senti que favorecer essa reflexão através da gratidão era importante. Sugiro que observe a sua vida. Identifique o desafio que está demandando atenção e que provavelmente gera sofrimento. E agradeça. Sei que parece loucura, e exija muito de você nesse momento. Se sentir que faz sentido, experimente. Agradeça a mensagem que essa dificuldade quer te mostrar. E de alguma forma, abra espaço para ver o que precisa ser visto.
Poliana Mota.
Psicóloga e psicoterapeuta.