Você já disse ou pensou isso?
” É fácil ficar em paz quando tudo saí do jeito que eu quero.”
É interessante observar como nós condicionamos uma reação ou estrutura mental que nos guia para um único lugar. Insatisfação e descontentamento. Como se essa fosse a única realidade possível.
A adaptação aos momentos dolorosos e a desconfiança de uma sensação de alegria ou bem estar, é uma reação advinda da ânsia por segurança. E tudo isso está sendo alimentada pelo medo.
Quando questiono esse pensamento não estou considerando um adulto consciente. E sim a “criança adulto”, termo usado por john bradshaw.
A”criança adulto” está preso em muitas dores que foram vivenciadas e não tiveram espaço para se expressar. Por essa razão as reações surgem e a sabotagem constitui uma das inúmeras possibilidades de fugir da dor.
Considerando isso sugiro que pense: ” se estou com medo e acredito que “É fácil ficar em paz quando tudo saí do jeito que eu quero.” Será que estou com dores do passado bloqueadas? Consegui acolher e sentir cada situação traumática da minha infância e das fases subsequentes do meu desenvolvimento? Se ainda tenho medo de ser feliz, que parte em mim está presa em uma dor que acredita que esperar o pior é uns boa estratégia para evitar mais sofrimento?
Eu sinceramente acredito que nós experienciamos mais do mesmo. Reflita: “Isso que me incomoda hoje é algo novo ou já senti antes?”
Poliana Mota.
Psicóloga e psicoterapeuta.