Como você experimenta a emoção?
Como você reage quando é invadida por um sentimento que julga ruim?
O que você pensa quando sente medo, raiva, abandono, rejeição, dor?
“Há épocas na vida de uma mulher em que ela chora e não consegue parar de chorar mesmo que tenha o auxílio e apoio dos seres amados, ainda assim ela chora.
Às vezes a mulher diz: ‘Não aguento mais chorar, estou cansada, quero parar com isso.’ No entanto, é a sua alma que está gerando as lágrimas, e elas são a sua proteção. Por isso, ela precisa continuar até a hora em que acabe essa necessidade. Algumas mulheres ficam assombradas com a quantidade de água que seu corpo produz quando elas choram. Isso não irá durar para sempre, só até que a alma considere terminada sua sábia expressão. (Estés, Clarissa Pinkola. 2018, p. 453)
Qual estratégia você está utilizando para se proteger da dor?
Você resiste a emoção?
Noto muitas mulheres que se desconectaram da sua expressão autêntica, da sua fragilidade, da sua flexibilidade, da sua capacidade genuína de se entregar, da sua criatividade e emotividade. Estão fugindo do sentir e adotando muitas vezes de forma inconsciente, diversas estratégias para se anestesiar emocionalmente.
Você prefere olhar para dor que o crescimento provoca, ou sentir a dor por fugir incessantemente daquilo que te assusta?
Lembre: Você pode escolher! Escolha aquilo que nesse momento é possível para você, e que pode sustentar.
Poliana Mota.
Psicóloga e psicoterapeuta.