Falei no último texto sobre recordar de uma memória da infância que provoca dor. No processo de autoconhecimento é natural recordar de fatos marcantes do passado.
Se você lembrou de alguma memória dolorosa. O primeiro passo é tomar consciência do que essa memória ativou em você. Surgiu alguma emoção? Você notou alguma história sendo contada? O que acontece internamente?
Depois reconheça que existe uma parte em você que talvez necessite de atenção. Que é a sua criança interior ferida.
Agora é importante que se for possível, você dê espaço para acessar o que essa parte em você quer compartilhar. Ela tem algo para te contar? Às vezes, é difícil olhar para a nossa criança interior ferida, e se assim for, busque ajuda profissional.
Se você sentir que têm condições de se aproximar da sua criança interior, eu sugiro que utilize o recurso que John Bradshaw descreve no seu livro”Volta ao Lar.” Escreva uma carta para sua criança, conte para ela que está disponível para ouvir o que ela tem para dizer. Em seguida, responda essa carta. Agora, a sua criança vai dizer para o seu adulto o que está acontecendo com ela.
Bom exercício!
Apesar de simples é bem profundo. Pode ser muito revelador. Se não souber o que fazer com o conteúdo acessado, busque ajuda.
Poliana Mota.
Psicóloga, Psicoterapeuta.
Consteladora Familiar Sistêmica.