“Mamãe, eu carrego a sua dor.”

Você concorda que ser leal é algo bom?

Todos querem ser leais com os que amam, não é?

Imagine você indo até as últimas consequências porque deu a sua palavra?

Na visão sistêmica ser leal pode trazer duras repercussões. É possível que surjam inúmeras situações dolorosas para continuar pertencendo. Essas dinâmicas acontecem no nível inconsciente. Você não percebe quais razões te levam a agir de determinada forma, mas elas se apresentam. São combinados internos que te conectam aos membros do seu sistema, independente do que isso provoque.

Imagine uma mulher que sentia dor de cabeça constantemente. As dores sempre surgiam, em cursos, viagens, no trabalho. Era tão comum que ela já vivia com uma medicação para esse contratempo. Na constelação foi visto o que estava por trás dessa dor.
A dor era da mãe, e a filha carregava. A mulher viu o que estava acontecendo.
E uma sugestão foi feita para que a mulher colocasse em ordem esse problema.

Nessa experiência a filha acreditou que seria muito devolver a dor para mãe e disse que continuaria com ela. A ordem não foi estabelecida. Mas, agora a filha pôde ver que muitas vezes carrega problemas, dores, questões que não são suas e com esse peso fica difícil olhar para própria vida.

Na constelação o objetivo principal na minha opinião é revelar o que ainda não está visível, mas que incomoda e provoca dor.

Quando a consciência se manifesta um movimento sutil se apresenta e assim o sistema cresce.

Poliana Mota.
Psicóloga, psicoterapeuta Humanista
e Consteladora Familiar Sistêmica.

Sugestões de leitura

Posts recentes

Menu
Enviar
1
Agende sua consulta!
Olá!
Vamos agendar seu atendimento ?