Para sonhar é fundamental utilizar a imaginação.
Imaginar te torna hábil para planejar e construir mentalmente a vida que quer ter. A rotina que deseja manifestar. A conversa que espera concluir. Mas, sem ação a imaginação não tem tanto poder.
Lembro de um desenho que eu assistia na infância. Chamava “Fantástico mundo de Bob”. Era incrível como ele se divertia entre imaginação e fantasia. Ele passava o dia vivenciando as maiores aventuras. Compreendia tudo literalmente, fato que fornecia muito material para as construções fantasiosas.
É natural que a criança no desenvolvimento emocional tenha dificuldade para diferenciar realidade do que é fantasia. A fantasia é tão envolvente que dependendo do contexto familiar e da ausência de espaço para expressar seus sentimentos e pensamentos, ela pode considerar a “Terra do faz de conta”, seu lugar preferido. Isso com toda certeza trará consequências e os pais necessitam interferir e se posicionar. Porém, não é esse assunto que vou abordar.
Vamos utilizar esse exemplo para reflitir:
Será que sua vida tem equilíbrio nesse aspecto?
Imaginar e criar a vida que planeja, está sendo algo natural em sua vida?
Ou como o Bob, você está tão envolvida nas fantasias e nesse hábito de só imaginar como poderia ser, que não consegue se conectar com a realidade e fazer o que precisa ser feito?
Poliana Mota.
Psicóloga e psicoterapeuta.










