Você fica com muita raiva quando alguém faz uma crítica a respeito dos seus comportamentos, atitudes, jeito de se vestir, falar?
É como se sua reação fosse muito desproporcional e sem notar você reage? Reage agredindo ou foge para se esconder?
E sem perceber surge uma resposta. Essa resposta pode ser: perder a vontade de se arrumar, sabotar a dieta, ficar desmotivada para o trabalho, se criticar, etc.
Por que isso acontece?
Algum conteúdo do seu inconsciente está sendo liberado. Seu desafio é olhar para isso.
Podem ser muitas as razões que favorecem essa reação abrupta, como se doesse profundamente o seu ser e por não saber lidar, você sofre e responde de forma automática.
Primeiro perceba, existe uma repetição? Isso acontece com frequência? Observe!
Agora é importante olhar para sua criança interior ferida. Será que a sua criança está regressando para alguma memória do passado?
Sua criança foi muito criticada? Ela se sentia julgada, sozinha, e fazia um esforço para esconder o que entedia que era “ruim”, e se sacrificava para expor somente o que era “bom”?
Qual crítica te marcou mais? Existe uma dor de não pertencer? Existe raiva por se sentir diferente? Existe resistência em separar a opinião do outro do que realmente é seu?
Se você se identifica com alguma questão acima, a sua criança ainda está reagindo e decidindo por você.
Chegou a hora de olhar para essa memória. Acolher essa experiência e tudo que houve nela. O processo terapêutico pode te auxiliar.
Poliana Mota.
Psicóloga e psicoterapeuta Humanista.