Hoje falaremos sobre o perfeccionismo:
• “Perfeccionismo é um sistema de crença autodestrutivo e viciante que alimenta este pensamento primitivo: “Se eu parecer perfeito e fizer as coisas com perfeição, poderei evitar ou minimizar os sentimentos dolorosos de vergonha, julgamento e culpa.”
• O perfeccionismo é viciante porque, quando experimentamos a vergonha, o julgamento e a culpa, acreditamos que o motivo para isso é na sermos perfeitos o bastante. Em vez de questionarmos a lógica defeituosa do perfeccionismo, nos tornamos mais apegados ao nosso propósito de aparentar perfeição e fazer as coisas de maneira perfeita.
• O perfeccionismo, na verdade, nos predispõe a sentir vergonha, julgamento e culpa, o que gera mais vergonha e condenação: “É minha culpa. Estou me sentindo assim porque não sou bom o bastante.”(Brown, Brené. 2016, p. 99)
Você ainda acredita que o perfeccionismo é um recurso necessário para obter sucesso?
Olhar para sua história e ter amor e satisfação por tudo que passou e tudo que favoreceu com que chegasse até aqui, é um desafio necessário e valioso.
Buscar a “perfeição” te distancia de quem de fato é. E te faz acreditar que se esconder é a única forma de ser bom.
Como sempre digo esse movimento começa em você. Olhe para sua vida e inicie esse processo diminuindo gentilmente as críticas e cobranças.
Poliana Mota.
Psicóloga e psicoterapeuta.