“Agora você depende constantemente do que acontece ao seu redor. Você depende da consideração e da aprovação dos outros, de ser amado e de ter sucesso segundo os critérios do mundo exterior. Quer esteja ciente disso ou não, você luta interiormente para garantir a obtenção de todo esse apoio externo para ter paz e realização.” (Eva Pierrakos)
Você percebe quando a mente anseia desesperadamente pelo apoio e aprovação do outro? Quais áreas da sua vida isso se repete com mais frequência? Quais são as pessoas que sua mente grita por esse reconhecimento?
No livro “O Caminho da Autotransformação”, a Eva Pierrakos sinaliza que quando essa questão surge é natural que uma necessidade de entender as coisas de forma polarizada se apresente. Ela diz: “Ou vivo de acordo com o meu centro, e então devo privar-me de todo amor e reconhecimento dos outros e isolar-me, ou devo prescindir do meu eu interior porque não posso pretender uma vida tão solitária assim.”
Essa linha de raciocínio te distancia da possibilidade de se aventurar nessa jornada de olhar para quem você verdadeiramente é. A questão primordial nesse processo é que sim, mesmo se descobrindo, é provável que você ainda continue desejando e até esperando reconhecimento, porém não dependerá dele para viver. Isso muda tudo!
Na medida em que se aproxima do seu “eu verdadeiro”, possibilidades surgem para te levar na direção de uma vida mais saudável, com menos dependência da aprovação do olhar do outro. Quer experimentar?
Poliana Mota.
Psicóloga e psicoterapeuta.