Por que você busca essa aceitação? Estou me dirigindo para aquelas pessoas que buscam uma aprovação e reconhecimento constante. Não é algo que faz parte e que flui com naturalidade quando acontece.
São pessoas que abrem mão dos seus desejos e limites para sentir que são amados.
Agora que você já percebeu a intensidade dessa busca. Olhe secretamente para seu ser. E veja se existe uma parte em você que está necessitando dessa aprovação externa.
No questionamento de hoje citei o chefe, mas pode surgir esse mesmo movimento com outras relações.
Vamos olhar para essa dinâmica. Quando você busca ser aceita pelo chefe. Quando idealiza ser admirada pelo que produz e conquista talvez exista uma carência que ainda não foi explorada. Talvez você se perceba refém do que o outro pensa e sente ao seu respeito. De onde surge isso? Cada caso é um caso. Mas, utilizando a constelação familiar, podemos pensar que você projeta no chefe figuras de grande importância, de autoridade. Como seu pai ou sua mãe.
Já parou para pensar nisso? Será que quando olha seu chefe visualiza seu pai? E assim, toda carência, toda falta, todo desejo de ser aprovada por esse homem ganha vida, agora em um contexto diferente? No seu ambiente de trabalho.
Olhar para a relação com seus pais, perceber se existe uma criança interior ferida que mantém uma postura exigente, ou que está contida em dores que ainda não foram ressignificadas, será importante.
Poliana Mota.
Psicóloga, psicoterapeuta Humanista
e Consteladora Familiar Sistêmica.