O padrão de comportamento é uma forma de agir que se repete quando situações semelhantes se apresentam.
O padrão de comportamento serve para proporcionar a mesma resposta quando um estímulo interno ou externo é manifestado. É aquilo que você faz do mesmo jeito porque sabe o que esperar.
Alguns padrões estão a serviço da sobrevivência. E quando falo sobre a necessidade de sobreviver, preciso incluir a presença da criança interior ferida. A criança necessita de um adulto para continuar na vida. E é natural que alguns comportamentos tenham sido aprendidos para que a sensação de proteção e segurança se fizessem presentes na infância.
A questão é que se você se tornou adulta, você sobreviveu. Você cresceu. Você está aqui e agora com a possibilidade de fazer escolhas. Mas, essa consciência não surge quando conteúdos que não foram elaborados do passado se apresentam. E assim, o padrão de comportamento disfuncional, desperta a sensação do conhecido. É fato que muitas vezes ele causa desconforto, mesmo assim, para a mente é mais fácil de suportar o desconforto conhecido do que uma experiência completamente nova, por mais que ela seja saudável.
Você sabe quais são as respostas que sempre dá quando um gatilho mental é ativado?
Você já percebeu quais emoções surgem quando algo que te mobiliza acontece?
Você reconhece quais comportamentos evita mudar para não perder o controle?
Tomar consciência é caminho…
Poliana Mota.
Psicóloga, psicoterapeuta.
e Consteladora Familiar Sistêmica.