Você sabe o que quer?

Como surge essa dificuldade para fazer uma escolha?

Ela muitas vezes surge na infância.
Imagine por instantes, a sua criança em uma situação de tomada de decisão. Pense que ela por muitas vezes acreditou que fazer a escolha correta deixaria a mãe feliz.

O medo de errar provoca indecisão.

A criança não sabia lidar com as consequências de uma escolha que não tinha provocado o resultado que ela queria. Assim, hábitos e comportamentos são criados para fugir dessa “dor”. A questão é que mesmo que tenha sido funcional na infância, quando esse padrão é mantido, a pessoa começa a ter dificuldade na vida adulta.
O conflito para tomar uma decisão importante se apresenta, e para coisas da rotina também. Por exemplo: escolher uma roupa, sair ou não com a colega. Fazer ou não uma viagem, definir o prato do jantar.

A necessidade de tomar a decisão perfeita impede que uma escolha seja feita.

Se você se identifica com esse cenário, investigue: Como a sua criança era? Apresentava a necessidade de agradar os pais de forma excessiva? Como as pessoas reagiam quando ela fazia uma escolha? Ele tinha autonomia para escolher?

Essa insegurança não surgiu do nada e por mais que você tenha se acostumado com esse padrão de comportamento, não significa que seja assim. Algo aprendido pode ser reaprendido. Basta que queria iniciar essa jornada de autoconhecimento.

Poliana Mota.
Psicóloga, psicoterapeuta Humanista
e Consteladora Familiar Sistêmica.

Sugestões de leitura

Posts recentes

Menu
Enviar
1
Agende sua consulta!
Olá!
Vamos agendar seu atendimento ?