Você sabia que acreditar que pode evitar a perda e e rejeição, é um pensamento mágico?

Lembra quando a sua criança acreditava que se desobedecesse, o homem do saco ia aparecer e sequestrar-lá?

O pensamento mágico é a crença que você pode evitar ou construir realidades simplesmente através de palavras, ações ou gestos. Começou na infância e sua adulta ainda pode retornar para essa ideia. Por exemplo: se você evitar um relacionamento amoroso, estará protegida de sentir qualquer tipo de dor. Se você encontrar a pessoa certa, será será feliz.

A vida nos possibilita experiências. Sentir algumas emoções e sensações dolorosas, desafiadoras, assustadoras, ao longo da existência, é algo natural.

Acreditar que estará protegida ao fugir das experiências, é passar a vida escolhendo “Menos”.
Na filosofia Sistêmica é visto que podemos fazer escolhas que nos direcionem para a vida, para o “Mais”.

Quando pensamos em fugir da dor e da rejeição, é natural que as decisões sejam tomadas com base apenas nos pensamentos. O campo emocional, sentimental, o coração e tudo aquilo te faz pular de alegria e entusiasmo, ficam em segundo plano.

Passar uma vida excluindo a dor. Pode significar uma rigidez excessiva para tudo aquilo que ofereça perigo. Seja experimentar uma comida diferente até conhecer uma cidade ou pessoa que não faça parte do seu convívio.

Observe como está conduzindo seu barco da vida. Você é a comandante e decide em quais portos ele vai atracar e como serão as descobertas em cada um.

Se percebeu que está fugindo da dor é importante que investigue de onde vem essa necessidade. Por que alimenta esse desejo de sobreviver sem sentir dor, rejeição? Quais são as experiências de dor e rejeição que ainda necessita elaborar, aceitar?

Poliana Mota.
Psicóloga, psicoterapeuta Humanista
e Consteladora Familiar Sistêmica.

Sugestões de leitura

Posts recentes

Menu
Enviar
1
Agende sua consulta!
Olá!
Vamos agendar seu atendimento ?